Da Experimentação à Razão: A Evolução do Método Científico

 Da Experimentação à Razão: A Evolução do Método Científico


Como tudo começou? Como aconteceu? Todas essas perguntas serão respondidas aqui, na casa da evolução do pensamento científico.

Tudo teve início com Roger Bacon, um padre e matemático inglês, que defendia a ideia de que todo o conhecimento humano provém da experimentação. Ele testou sua teoria várias vezes, estabelecendo assim as bases para o método científico. Inspirado por Bacon, Galileu Galilei, matemático e físico, questionou a afirmação de Aristóteles de que “Os astros são esferas perfeitas e incorruptíveis”. Utilizando o método científico, Galileu criou o primeiro telescópio, revolucionando nossa compreensão do cosmos.

Após Galileu, veio René Descartes, que contribuiu significativamente para o método científico com sua teoria: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Esta ideia foi fundamental para o desenvolvimento da química moderna. Seguindo os passos de Descartes, Antoine Lavoisier aplicou o método científico e descobriu o oxigênio, um avanço que mudou para sempre a ciência química.

Este texto é um tributo aos pioneiros que moldaram o método científico, uma ferramenta que continua a iluminar nosso caminho na busca pelo conhecimento.


                                                                                              



 Fontes



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Enigma do Ovo e da Galinha

Rochas metamórficas

Rochas