Relógios


  O Relógio de Sol é um dispositivo ancestral que mede o tempo com base na projeção da luz solar. Diferentemente dos relógios mecânicos, ele não depende de engrenagens ou eletricidade. Imagine um mostrador plano com linhas que correspondem às horas. No centro, uma haste vertical chamada gnômon projeta uma sombra à medida que o Sol se move pelo céu. Embora encantadores, os relógios de sol não são tão precisos quanto os relógios convencionais, medindo apenas as horas e funcionando apenas em dias ensolarados. Os obeliscos do Antigo Egito são os relógios de sol mais antigos do mundo, construídos por volta de 3500 a.C.

Os mostradores dos relógios são divididos por linhas, as quais correspondem às horas. Eles têm uma haste encaixada na vertical, sendo uma espécie de ponteiro. Chama-se gnômon e é ele que faz sombra à medida que o Sol se move. 

 Onde estiver a sombra indica que horas são. Vale lembrar que nesse relógio não temos linhas dos minutos. Por isso só podemos medir as horas. E também só podemos observar seu funcionamento em dias de sol.


Como e onde podemos utilizar o relógio de sol em dias atuais?

Nos nossos dias atuais o relógio de sol parece não ser mais usado ou não ter valor mas, não é bem assim. O relógio do sol esta em muitas situações e tem um valor muito significativo. 

Podemos encontrar  o relógio de sol em algumas praças, parques e jardim,  como objeto de decoração ou curiosidade.

Em locais públicos como escolas e museus que também é usado para estudo.

E claro para consultar horas em lugares ao ar livre quando as pessoas não possuem relógios.


Relógio solar clássico




Relógio solar Inca



Relógio solar equatorial





Fontes:

http:/sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-historia-do-relogio-de-sol-gnomo.html

http:/pt.wikipedia.org/wiki/relogio_de_sol

https://www.todamateria.co.br/relogiodesol



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Ciência?

Da Experimentação à Razão: A Evolução do Método Científico

Descubra o Mundo: Desvendando o Método Científico!